Notícias

27.05.2016
Provas da Gincana 2016

XX GINCANA CULTURAL 2016

TEMA: ÁFRICA: CELEBRAÇÃO DE SUA CULTURA

“Ensinamentos que movem o grande círculo da vida.”

I - APRESENTAÇÃO

As gincanas escolares são sempre momentos lúdicos onde é possível exercitar competitividade, espírito de equipe, planejamento e empreendedorismo. É bom lembrar que não há gincana como a nossa, porque não há colégio como o nosso!

A Escola Santo Onofre apresenta sua 21ª edição da gincana cultural ESO, tendo como tema ÁFRICA: CELEBRAÇÃO DE SUA CULTURA” com a Gincana pretende-se promover a integração dos estudantes dos dois turnos do colégio. Toda a comunidade educativa vibra, colabora, torce e participa, direta ou indiretamente, de uma grande festa.

II – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1 - Este Regulamento dispõe sobre a organização da 21º GINCANA da Escola Santo Onofre, e foi elaborado pela Comissão Organizadora. O mesmo será publicado no site do Colégio www.escolasantoonofre.com.br

2 - Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.

3 - É de responsabilidade do responsável equipe a ampla divulgação junto aos integrantes de sua equipe.

4 – Vejamos as disposições gerais:

a. Poderão participar da Gincana da ESO 2016 todos os alunos que estiverem com sua matrícula regularizada.

b. O uniforme das equipes deverá ser organizado pela própria equipe, mas deve conter o tema da Gincana como o logotipo ou o nome do estabelecimento escolar.

c. As Tarefas-Surpresa, mesmo não estando no cronograma geral da Gincana da ESO 2016, poderão ser realizadas a qualquer momento no dia previsto para a realização da Gincana (28 de junho) e em meio ao transcorrer do evento, exceção feita aos horários livres.

d. Cada equipe deverá, no ato da inscrição, designar 1 representante e 1 suplente, ficando SOMENTE ESTES responsáveis pelo contato com a comissão organizadora e  consequentemente assumirão a responsabilidade de buscar as divulgações de provas, comunicados e mudanças em geral feitas pela comissão organizadora sobre a Gincana da ESO 2016, não se responsabilizando esta por equipes que não estejam devidamente informadas por falta de interesse ou atenção de seus representantes.

e. A Gincana será organizada pela Comissão Organizadora da Gincana 2016, que é responsável pela elaboração, aplicação, averiguação, fiscalização das provas. Contudo, para a maior transparência e idoneidade da Gincana, será formada uma Comissão Julgadora que será responsável por julgar provas de maior subjetividade. As provas que forem julgadas por está última, estarão expressas na própria nota da prova no cronograma geral de provas desta Gincana, ficando o restante das provas sob responsabilidade total da Comissão Organizadora.

f. Qualquer reclamação, pedido de revisão de prova e consultas à comissão organizadora e julgadora somente serão aceitas e levadas em consideração se forem apresentadas por escrito para a comissão organizadora.

g. Os representantes das equipes devem se distinguir dos demais membros da equipe através de crachás, faixas, camiseta ou outra forma que a equipe entender necessária, sendo informada a comissão organizadora com antecedência.

h. Informações oficiais relativas à Gincana da ESO 2016 só serão fornecidas pelos organizadores, que se destacarão pela utilização da camiseta da organização.

i. As decisões sobre os casos excepcionais tomadas pela comissão organizadora não são passíveis de recurso.

j. Quaisquer casos omissos deste regulamento serão dirigidos pela comissão organizadora.

k. Algumas provas da Gincana podem automaticamente dar origem a outras provas sem a necessidade destas estarem expressas no Cronograma Geral de Provas, sendo que ambas terão pontuações individuais. Equipes que não cumprirem a primeira, estarão automaticamente impossibilitadas de participar da segunda, não pontuando em ambas.

l. Provas que necessitarem maior especificidade terão regulamento próprio que serão divulgados em anexo ao Cronograma Geral de Provas da Gincana da ESO 2016 a partir do dia da divulgação das provas e os casos omissos conforme identificados. Demais provas que por necessidade da Comissão Organizadora precisarem de regulamento próprio para a melhor realização da Gincana e não forem divulgadas junto do Cronograma Geral de Provas poderão ser disponibilizadas por esta comissão mediante ampla divulgação e com o prazo de pelo menos uma hora antes do início desta prova.

m. A mesa julgadora será formada por membros que necessariamente não compõem o quadro da Escola. Os membros da mesa só serão conhecidos no dia da Gincana.

n. A equipe que deixar de participar de qualquer atividade por falta de membros ou atraso perderá 10 pontos.

o. Todas as equipes deverão entregar as músicas a comissão organizadora até as 14h do dia anterior a gincana, caso ultrapasse esse horário terá perda de 2 pontos, a cada duas horas de atraso. Pode ser entregue em pen-drive ou uma cópia do CD/DVD OU EM PEN DRIVE que contenha as músicas/vídeos/outros a serem usados. A data da entrega será dia 22-06-2016 no turno manhã.

p. As equipes que ultrapassarem ou violarem o horário de permanência para a organização do seu quartel general (stands) terá uma punição com a perda de 10 pontos e as demais equipes receberam 3 pontos, caso cumpram com o normativo.

q. Caso seja solicitado em alguma prova objetos, esses, por sua vez, não poderão ser retirados de nenhuma dependência da escola, a menos que esteja na sala de apoio de sua equipe.

r. Os jurados considerarão apenas a apresentação dos grupos musicais nos seguintes critérios:

Afinidade entre os integrantes da banda e com a torcida

Afinação/harmonia

Entusiasmo em palco

Domínio de palco

Interação e envolvimento com o público e demais convidados

Pontualidade

Organização no palco

Uso da camiseta de identificação de sua equipe

OBS.: COMO NÃO SERÁ REALIZADA INSCRIÇÃO NÃO HAVERÁ A ENTREGA DE MEDALHAS.

III – DA COMISSÃO ORGANIZADORA

1 - Compõem a Comissão Organizadora:

i. Francisca

ii. Luzineide

iii. José Luís

IV - DOS OBJETIVOS DA GINCANA

A gincana procura atender aos seguintes objetivos:

1 – OBJETIVO GERAL:

§ Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

§ Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade oportunizando a integração escola, família e comunidade.

§ Desenvolver os valores ético-cristãos, exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.

§ Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;

§ Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.

§ Exercitar o espírito de liderança e motivação.

V. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

§ Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.

§ Estar ciente de que só será permitida a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes pessoas:

i. Coordenadores da equipe;

ii. Executores das Tarefas.

OBS: Somente os líderes das equipes terão acesso à Comissão Organizadora, para dirimir dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes

Os participantes das equipes deverão estar, durante as etapas da gincana, devidamente uniformizados (camisa da gincana).

§ A equipe deverá indicar algum membro para observar os pertences possivelmente esquecidos no local das tarefas. A escola não se responsabilizará por objetos esquecidos, deixados ou perdidos no colégio ou na quadra onde ocorrerá a gincana, bem como por aqueles tomados por empréstimo de outra(s) pessoa(s).

§ Serão exigidas honestidade, lealdade e firmeza dos membros da equipe. O respeito entre os componentes será de suma importância. Brigas ou discussões que perturbem a ordem e a segurança dos membros das equipes ou de alunos e seus familiares, ou que comprometam o bom nome do Colégio, resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe.

§ Cada equipe deverá realizar suas apresentações em um tempo máximo de até cinco minutos. A pontuação para cada prova realizada, salvo em orientação própria, será de zero a dez pontos.

DAS PENALIDADES ADICIONAIS

§ As equipes poderão perder pontos no caso de:

Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho com instrumentos). Poderá perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora). .

ii. Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc. desclassificação sumária (decisão irrecorrível).

DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO

§ A comissão julgadora, devidamente assessorada pela comissão organizadora, decidirá os casos omissos por este regulamento, quando provocado por recursos escritos ou observados pela comissão organizadora.

PROVAS:

 

CADA MEMBRO DA EQUIPE DEVERÁ TRAZER UM QUILO DE ALIMENTO NO DIA DA GINCANA

 

1. Abertura da gincana com um flash mob neste pode usar como pano de fundo uma música de grupo Olodum, Timbalada etc.

2. Comida não se explica, se experimenta! A comida faz um longo percurso antes de chegar à mesa. E esse processo, que vai do cultivo ao preparo do alimento, é uma prova de que comida é cultura. Cada equipe deverá trazer pratos típicos da culinária afro-brasileira para serem degustados pelos jurados.

3. Cada equipe deverá produzir um vídeo a ser postado no YouTube acerca das manifestações artísticas da Bahia, este, por sua vez, deve ter a presença de alunos membros da equipe. Será ganhador a equipe que obtiver o maior número de visualizações. Deverá divulgar com a hashtag #gincanaeso2016

4. Memórias ancestrais transmitidas e perpetuadas na festa e no compartilhamento de experiências. Celebrar a África é valorizar uma cultura formada por muitas culturas. Plurais, diversas, ricas e repletas de ensinamentos que movem o grande círculo da vida. Cada equipe deverá produzir um memorial vivo acerca das experiências desenvolvidas na cultura africana.

5. Cada equipe deve produzir um teatro mudo que tematizem a situação atual dos povos africanos. A equipe pode utilizar-se de um fundo musical.

6. Cada equipe deve desenvolver artisticamente uma apresentação que vise conscientizar - a comunidade escolar presente no dia da Gincana -, acerca do combate ao Racismo, já que, os africanos foram escravizados devido a uma justificativa de que o europeu o considerava inferior devido a sua cor.

7. Cada equipe deverá realizar uma homenagem à cultura negra, esta, por sua vez, pode ser em forma de dança, música, encenação, etc.

8. A equipe deverá confeccionar um folder informativo de combate à dengue, 15x20cm, com nome do colégio, logomarca da gincana. (100 folders de cada equipe).

9. Cada equipe deve escolher um aluno para realizar uma pintura-afro durante a realização da Gincana. A escolha da pintura fica a critério de cada equipe, cada aluno deve trazer o material para pintura.

10. Cada equipe deverá apresentar um casal para concorrer ao título da “Beleza afro-brasileira”. Os candidatos deverão se apresentar com trajes típicos africanos. O julgamento dar-se-á analisando: Traje típico, performance, desenvoltura, cabelo e maquiagem.

11. Cada equipe deverá construir cartazes com palavras de origem africana que foram incorporadas na cultura brasileira, esses, devem ser criativos. Será observada para avaliação as características do gênero cartaz.

12. Cada equipe deverá construir um breve documentário sobre a diáspora africana brasileira contendo os países africanos de onde os escravos vieram para o Brasil. O documentário deve ser gravado em curto vídeo de até três minutos.

- Observar criatividade, estética visual, conteúdos escritos e oralidade.

13. Cada equipe deverá realizar uma atividade lúdica com os membros de sua equipe acerca dos jogos/danças africanas.

 

 

A ORGANIZAÇÃO DOS STANDS SERÁ REALIZADA NO TURNO DA MANHÃ (8h às 11h30) DO DIA 27/06/2016

EQUIPES:

VERDE: 6ºs e 9º anos;

AZUL: 7ºs e 8ºs anos;

AMARELO: 1ªs séries;

LARANJA: 2ªs séries;

LILÁS: 3ªs séries

 

§ Equipe verde: Márcia, Manu, Bruno, Jaqueline, Jaqueline Machado, Michelly, Ana Paula e Cleryston

§ Equipe azul: Rejane, Penha, Flávia, Fábia, Jokarlla, Bruna, Viviane e Paulo

§ Equipe amarela: Gelder e Flávio

§ Equipe Laranja: Jobson e Jailton

§ Equipe Lilás: Léo e Walter

 

Notícias Anteriores

Área do Aluno

Localização